Cortinas e Persianas na Decoração de Interiores

Você sabe combinar as cortinas e persianas com a decoração da sua casa? A utilização de cortinas e persianas tem importância muito além de controlar a entrada de vento e luz. Serve como barreira visual e até mesmo sonora ou para dividir os ambientes. Várias são as versões de cortinas e cortinas persianas. 

Vamos iniciar falando um pouco sobre as diferenças entre cortinas e persianas. As persianas são feitas com tiras metálicas horizontais ou verticais amplamente utilizadas em ambientes comerciais. A principal diferença entre cortinas e cortinas persianas está no controle da entrada de luz e ventilação. 

 

Persiana Rolo: são painéis confeccionados em material flexível, tecido ou tela solar que se recolhem horizontalmente formando um rolo. Estas cortinas persianas vão atender muito bem para quem busca praticidade, além de ser um modelo de fácil manutenção. 

Persiana Romanas: são painéis de tecido, em fibra natural, que quando suspensos horizontalmente forma dobras no material. Oferecem requinte, são imponentes, destacam-se no ambiente. 

Persianas Top Down

As persianas top down são super charmosas e extremamente versáteis. Com um design clássico e desenvolvidas em materiais mais delicados, elas podem ser instaladas em salas de estar, quartos e lavabos, possibilitando maior controle da luminosidade.

Persiana Blackout

A persiana blackout é confeccionada em tecido sintético que bloqueia 100% da passagem de luz. Na prática, isso significa que se a persiana rolô blackout for instalada rente à janela e sem vãos, seu ambiente vai ficar totalmente escuro mesmo durante o dia. Se você está buscando privacidade, proteção dos móveis contra raios solares ou mesmo controle da claridade no ambiente, investir em uma persiana blackout pode ser a melhor solução. É uma persiana versátil e funcional. 

 

Persiana Horizontal: modelos mais tradicionais, e sua principal diferenciação está em suas lâminas na horizontal e no mecanismo de controle de luminosidade, em que basta girar as lâminas, por meio da corrente, e ela se recolhe de baixo para cima.

Persiana Vertical: são painéis de tecido, em fibra natural, que quando suspensos horizontalmente forma dobras no material. Oferecem requinte, são imponentes, destacam-se no ambiente. 

Cortinas

Para controlar a luminosidade garantir privacidade, proteger o mobiliário do sol em excesso e proporcionar conforto térmico buscamos a funcionalidade das cortinas, mas é na preocupação de definir a decoração do ambiente que temos que nos preocupar com a escolha do tecido que a define. 

Tramas, voal e chiffon.

Várias são as alternativas de cores, materiais e modelos. Tramas mais fechadas como de veludo, a seda, o algodão e o linho vedam melhor a passagem da luz, já o voal e o chiffon, são preferidos para quem quer deixar a luz invadir mais os ambientes. 

 

Deixe o estilo fluir

Cortinas podem ser usadas em praticamente todos os ambientes. Faz com que o espaço fique mais aconchegante, aquecem e inspiram conforto. A arquitetura contemporânea e o design da atualidade mudam de tendência constantemente. Por isso é interessante que o designer esteja sempre pesquisando, atentos aos novos lançamentos decorativos que agreguem conforto, funcionalidade e praticidade. É muito importante que o designer busque sempre um total equilíbrio e harmonia com os espaços para manter uma sinergia com o mobiliário, os adornos, e à paleta de cores. Assim, sem dúvida seu alvo será obter um resultado que transpasse uma atmosfera aconchegante e única para o seu lar.

João Silvério

João Silvério

Designer e Projetista. Master of Business Administration. Leadership, management, leading, headship, command, direction.

O primeiro passo é falar com a gente. Estamos ansiosos...

Fale com a gente!