7 dicas, estilos e tendências de decoração de interiores

Se você esta em busca de ideias para sua casa, ou se trabalha com designer de interiores, não importa, se chegou até aqui é porque esta procurando investir em decoração de interiores. Para seguir neste objetivo é fundamental alinhar o estilo a ser seguido na construção da decoração de cada ambiente. No meu ponto de vista a principal missão do designer de interiores é a de produzir felicidade, contribuir com a prosperidade das pessoas, com este intuito compartilho com todos os resultados de minha pesquisa. Abaixo segue algumas tendências que seguem firmes para este segundo semestre de 2022.

Valorização do conforto, fibras naturais, iluminação natural, almofadas e móveis aconchegantes. Este é o estilo comfy, campeão das listas de tendências em 2022, continua em alta, com elementos naturais na decoração. A proposta é de ambientes gostosos e saudáveis convidativos ao relaxamento e a busca pelo equilíbrio visual na decoração.

“Quer se trate de móveis em si ou de elementos decorativos, cores e texturas inspiradas na natureza se tornarão mais prevalentes; como azuis, verdes, vermelhos ricos/profundos e tons de terra, bem como formas orgânicas naturais que adicionam interesse ”, diz Anna Franklin, designer de interiores e fundadora do Stone House Collective.

 

Com a pandemia, ambientes funcionais integram-se ao cotidiano. Em um mundo onde os espaços estão cada vez mais concorridos a tendência é a engenharia voltada para ambientes unificados, funcionais e fáceis de limpar. Saber trabalhar o designer de interiores para um melhor aproveitamento dos espaços é essencial. Criando um visual mais clean os ambientes funcionais se destacam ao evidenciar os mais diferentes tipos de materiais e linhas decorativas.

Elementos Naturais

As fibras naturais, em cores variadas, seguem em alta, carregando com elas outros elementos da natureza como estampas com flores, insetos e animais. Quando utilizar esses elementos é importante buscar alinhar todo o ciclo dentro do conceito “ecologicamente correto”.

Dourado

Em prédios e palácios antigos, o uso do ouro era comum, pois chamava a atenção para o esplendor arquitetônico. Em 2022 o dourado reapareceu com destaque nas decorações. Apoiado na sofisticação e elegância representa abundância e prosperidade. Evidência em metais e pequenas peças. 

Verde e Rosa

“Quer se trate de móveis em si ou de elementos decorativos, cores “Em 2022 é tudo sobre verdes e rosas – de uma forma que você nunca viu antes. Pense em verdes em tons de joias e rosas de terracota enraizados ”, diz o designer de interiores M + A Architects Abbey Hunter

Os tons de verde oferecem informações ao cérebro que retratam segurança e trazem calma. O rosa já traz sensações de conforto e calor. 


Formas orgânicas

Conceito baseado na utilização em larga escala de formas mais arredondadas, formas que apresentam visual e dinâmica de um organismo vivo. Explorar elementos como móveis soltos e decorações para agregar as modulações de móveis planejados é uma opção mais tranquila de ser elaborada. Para elementos em madeira com um toque mais artístico a minha sugestão é desenvolver balcões separados das paredes, bancadas e prateleiras. Além de equilibrar o investimento necessário para as peças dão um destaque muito interessante na composição. 

Retrô

O estilo vintage é uma das grandes tendências no mundo da moda e da decoração. Ele recupera os traços e peças clássicas de décadas mais antigas, que envolve os anos de 1920 a 1960. É bom investir em tons mais quentes e fortes que podem ser incluídos nos detalhes,  garimpar objetos que sejam interessantes para a decoração. Para manter a sofisticação com um toque de retrô, uma excelente opção é explorar as frentes dos módulos. Portas e gavetas com estilo provençal são uma alternativa interessante para manter a utilização de madeiras laminadas, assim economizasse no alto valor agregado de peças laqueadas. 

João Silvério

João Silvério

Designer e Projetista. Master of Business Administration. Leadership, management, leading, headship, command, direction.

O primeiro passo é falar com a gente. Estamos ansiosos...

Fale com a gente!